21.5.09


O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte. As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.


O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.


A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.

13.5.09

Meu nome é MULHER!
Eu era a EvaCriada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui MariaDando à luz aqueleQue traria a salvação
Mas isso não bastariaPara eu encontrar perdão.
Passei a ser AméliaA mulher de verdade
Para a sociedadeNão tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:Não dá mais!
Quero minha dignidadeTenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha,Sou pai, mãe, arrimo de família,
Sou caminhoneira, taxista,Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença,Para atuar onde quiser,
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!
(O Autor é Desconhecido, mas um verdadeiro sábio...)

12.5.09

Realizou-se na piscina de Sines nos passados dias 9 e 10 o Torneio Nadador Completo da Associação de Natação do Sul. Participaram os clubes Aminata de Évora, Associação Zona Azul de Beja, Clube Desportos Aquáticos de Vidigueira, Clube Natação de Grândola e Clube de Futebol de Estremoz num total de 53 atletas em prova.
Depois de nadadas todas as provas por todos os atletas, como é objectivo deste torneio e somados os pontos de todas elas, destacam-se as seguintes classificações dos nadadores do CF Estremoz:
- Hugo Gambutas, 1º lugar em Infantis

Fotos tiradas no meeting de Estremoz

9.5.09

O arranjo que neste momento deve estar na lareira do Tony!!! eheheheheh
Foto cedida por Jorge Perreira
As coqueluches da FIAPE as minhas FATBAGS, foram um sucesso e ja estao vendidas, ficaramas 2 em Estremoz é só procurar-las no braço de alguém!!!
O colar de trapilho foi para terras de Espanha.






Vendidas













Indesponiveis vendidos na FIAPE




Kitty e Homem Aranha indesponiveias







Indesponiveis.Vendidas durante a FIAPE

5.5.09

...e no final da FIAPE a cereja em cima do bolo, foi sem duvida o concerto do Tony e a possibilidade que me foi concedida de confecionar uma peça e ser entregue em mão ao artista do qual sou fã,para mim foi um sonho tornado realidade e só me resta agradeçer a quem fez com que se realizasse, e nada melhor que imagens para ilustrar a minha felicidade no momento!!!


A BOLOTINHA trabalhou para isso e conseguiu!!!







...quero referir que existiu um clima de grande camaradagem e sintonia entre todos os expositores de artes decorativas,tendo-se desenvolvido grande empatia entre todos e assim aqui deixo algumas fotos deles, peço desculpa pois algumas das fotos de outros colegas nao ficaram em condiçoes de as poder divulgar mas mesmo assim recordo a sua presença..beijocas a todos e um dia voltaremos a encontrar-nos numa outra feira qualquer!



...o ultimo dia adivinhava-se muito agitado, pois era o dia da MÃE e tambem o grande concerto do Tony Carreira que levou ao recinto cerca de 25.ooo pessoas, sendo que durante toda a feira o numero de visitantes por dia ultrapassou sempre as 20.ooo, porque a organizção este ano apostou em forte nos momentos musicais o que se traduziu em verdadeiras enchentes!