Páginas

14.9.11




O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, a unidade mais antiga em actividade do Exército Português, está a comemorar 304 anos de existência com várias iniciativas.

As celebrações vão ter o seu ponto alto na quinta-feira com uma cerimónia militar, presidida pelo Comandante do Comando da Instrução e Doutrina, tenente general Francisco António Correia.

O programa comemorativo dos 304 anos da unidade incluiu já outras actividades, nomeadamente de âmbito cultural e desportivo, que abrangeram os concelhos de Estremoz, Elvas, Borba, Vila Viçosa e Sousel, e uma exposição e mostra de livros sobre a "Guerra Colonial".

O RC3, de Estremoz, foi a unidade que mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, cerca de 42 mil homens, integrando 42 batalhões e 18 companhias, e a que registou o maior número de mortos - 485.

O RC3 está instalado em Estremoz há 136 anos, desde 5 de Abril de 1875. O dia da unidade é celebrado a 15 de Setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810.

Sem comentários: